ITÁLIA
TERRA DE BELEZAS NATURAIS, HISTÓRIA E RICA GASTRONOMIA
Com quase 3 mil anos de história, a Itália é um verdadeiro museu a céu aberto, repleta de monumentos, catedrais, palácios, fortalezas, sítios arqueológicos e algumas das mais importantes obras de arte do mundo. E quem vai a este país também prova muita massa e doces, tudo regado a excelentes vinhos. Como se não bastasse tamanha riqueza cultural, gastronômica e arquitetônica, a terra em forma de bota ainda possui paisagens únicas, com charmosos vilarejos, Alpes nevados, praias belíssimas e cidades que se equilibram entre o passado e o futuro.
QUANDO IR
O clima varia em cada região. A região alpina tem invernos rigorosos e verões frios, enquanto as regiões litorâneas têm invernos suaves e verões quentes e secos. Em Roma, o clima fica mais ameno entre abril e setembro. Já a época chuvosa vai de outubro a janeiro.
CURIOSIDADES
Embora a língua oficial seja o italiano, falado por quase toda a população, existem diversos dialetos regionais, como o vêneto, o napolitano e o sardo.
PRINCIPAIS CIDADES NA ITÁLIA
É difícil eleger a cidade mais bonita da Itália, pois cada uma possui encantos únicos. Roma, a capital e centro do Império Romano, oferece alguns dos mais conhecidos pontos turísticos do mundo, como o Coliseu e a Fontana di Trevi. Florença preserva o espírito do Renascimento, enquanto Veneza deslumbra a todos com seus canais. Compre sua passagem aérea para a Itália e conheça este país fascinante!
Roma
Conhecida como “cidade eterna”, a capital da Itália foi o centro do Império Romano. Oferece inúmeros pontos turísticos como o Coliseu, a Fontana di Trevi, o Fórum Romano, o Castelo Sant’Angelo e o Palácio Vitoriano. Aproveite a oportunidade e conheça o Vaticano, além de restaurantes, bares e muitas lojas. Apesar do trânsito caótico, Roma reserva uma boa surpresa: a maioria das atrações se concentra em uma área em que é possível percorrer a pé.
Florença
A cidade que fica às margens do rio Arno e tem mais de 2 mil anos teve seu auge no Renascimento. Estima-se que aproximadamente 40% do acervo artístico do país estão nos museus e nas ruas de Florença. Não deixe a cidade sem conhecer as galerias Uffizi e Accademia, que apresentam obras de Michelangelo e Botticelli. Conheça ainda o Duomo, o Palazzo Pitti e a famosa ponte Vecchio.
Veneza
Situada no nordeste da Itália, na região do Vêneto, Veneza é banhada pelo mar Adriático e formada por 118 ilhotas, ligadas por mais de 400 pontes. Reúne obras-primas da arquitetura e da arte em seus seis distritos. Os lugares mais famosos e disputados pelos turistas são a Piazza San Marco, a Torre do Relógio, a ponte dos Suspiros, o Canal Grande e a Ponte Rialto. Aproveite a oportunidade e conheça Murano, arquipélago famoso pela produção de vidros.
Milão
A cidade é o destino certo dos apaixonados por moda, que encontram no Quadrilátero de Ouro – conjunto de ruas – as grifes mais famosas e caras do mundo. Encante-se com a grandiosidade da catedral Duomo ou com igrejas mais singelas como a Santa Maria delle Grazie. Milão também é conhecida pelos bons restaurantes e bares. Aproveite!
Nápoles
Com língua (napolitano) e cultura próprias, Nápoles combina belezas naturais, monumentos históricos, lojas e docerias maravilhosas. Lá você poderá visitar as ruínas de Pompéia e o centro histórico, declarado patrimônio mundial pela Unesco. Desfrute do belo mar, a beleza dos antigos prédios e a vista deslumbrante do vulcão Vesúvio.
San Gimignano
Desenvolvida no século 10 no alto de um monte de 334 metros de altura, San Gimignano fica na bonita região da Toscana. Seu conjunto arquitetônico medieval, restaurado a partir do século 19, deslumbra os visitantes. Destaque para o Duomo (igreja do século 12) e o Palazzo Podesta, conhecido como Palácio do Povo, sede da prefeitura e do Museo Civico.
Amalfi
A maior cidade da Costa Amalfitana foi um importante centro marítimo até ser conquistada em 1131. Em destaque está a Cattedrale di Sant’Andrea, de 1066, em estilo árabe siciliano, com portais em bronze e fachada de mosaicos. O belo cenário à beira-mar e a temperatura agradável fazem de Amalfi balneário muito procurado por turistas de todo mundo.
Capri
A famosa ilha napolitana é dividida em duas partes (Capri e AnaCapri) e perfeita para quem gosta de badalação, cafés, restaurantes e vistas maravilhosas. Com restrição para carros, os passeios são feitos a pé ou de lancha. A grande atração da região é a Grotta Azzurra, caverna escavada pelo mar numa rocha. Também vale visitar as ruínas da antiga Villa Jovis, construída no século 1 a.C.
Bologna
Famosa pelos pórticos, centro histórico e culinária, a cidade encontra-se na região de Emília Romagna, nas proximidades do triângulo Milão, Florença e Veneza. Lá fica a mais antiga universidade italiana, datada do século 11, a Università di Bologna. A gastronomia é considerada uma das melhores da Itália, tanto que Bolonha ganhou o apelido de La Grassa (A Gorda).
Palermo
A maior cidade da Sicília, banhada pelo Mar Tirreno, é dominada pelo monte Pellegrino. É a quinta maior cidade da Itália, depois de Roma, Milão, Nápoles e Turim. Foi fundada em 734 a.C. pelos fenícios. Palermo possui igrejas belíssimas, teatros e a impressionante Fontana Pretoria, na Piazza Pretoria.
Cagliari
Dona das melhores praias do país, a cidade fica na Sardenha e é a capital da região. A badalada Costa Esmeralda é mais famosa, mas o sul da ilha reserva praias de beleza selvagem. Cagliari foi fundada pelos fenícios há mais de 2 mil anos, dominada pelos pisinos e depois pelos aragonenses.
Turim
Primeira capital da Itália unificada (entre 1861 e 1864), Turim é hoje a quarta maior cidade do país. Mescla características cosmopolitas, modernas e boêmias. Possui diversos museus, praças e edifícios históricos que passaram por processo de revitalização nas últimas três décadas. Destaque também para o metrô, considerado um dos melhores e mais seguros do mundo.
O QUE FAZER NA ITÁLIA
Poucos países no mundo oferecem tantas atrações turísticas, espalhadas por praticamente todas as cidades e regiões, que você conhece mais a fundo com os pacotes para a Itália. Para conhecer todos os monumentos, prédios históricos, museus, fontes e igrejas, é preciso voltar à Itália diversas vezes e se apaixonar novamente por esse país a cada viagem.
Coliseu
O mais famoso monumento histórico da Itália fica na capital, Roma. Foi construído durante o Império Romano, entre os anos 70 e 80. O anfiteatro era utilizado como palco de lutas de gladiadores, espetáculos com feras e até batalhas navais.
ENDEREÇO: Piazza del Colosseo
Fórum Romano
Também em Roma, o Fórum Romano é um sítio arqueológico localizado entre os montes Palatino e Capitolino, ao lado do Coliseu. Foi o núcleo a partir do qual se desenvolveu toda a vida pública e a cultura durante a Roma Antiga. A grandiosidade das construções que sobreviveram ao longo dos anos impressiona.
ENDEREÇO: Acesso: pelo Largo Romolo e Remo | Via dei Fori Imperiali
Basílica de São Pedro
Visita obrigatória para quem viaja a Roma, a Basílica de São Pedro está localizada no Estado do Vaticanoe cobre uma área de 2,3 hectares, ou seja, é capaz de abrigar mais de 60 mil devotos. Fica situada na Praça de São Pedro e é considerada a maior igreja do cristianismo.
ENDEREÇO: Piazza San Pietro
Basílica de São Marcos
A mais famosa igreja de Veneza é exemplo da arquitetura bizantina. Fica localizada na Praça de São Marcos e é sede da arquidiocese católica romana. A construção possui diversos adornos exóticos, adquiridos durante saques na época do mercantilismo.
ENDEREÇO: Piazza San Marco, 328 | Veneza
Basílica de São Francisco de Assis
Localizada na região da Úmbria, em Assis, é considerada Patrimônio da Humanidade desde 2000 pela Unesco. A Basílica de São Francisco de Assis é dividida em uma igreja inferior e outra superior. O corpo de São Francisco foi levado para o local em maio de 1230 e até hoje atrai milhares de devotos!
ENDEREÇO: Piazza San Francesco, 2 |Assis
Torre de Pisa
A torre pendente de Pisa é um campanário localizado atrás de uma catedral. Construída na vertical, ela começou a se inclinar para o sudeste devido ao terreno instável formado por areia e argila. A Torre de Pisa possui 296 degraus e 7 sinos. A torre tem ingresso controlado e somente 30 pessoas podem subir a cada 20 minutos.
ENDEREÇO: Piazza del Duomo, 56126 |Pisa
Catedral de Santa Maria del Fiore
Situada em Florença, a catedral foi construída em estilo gótico, com fachada coberta por mármore cor de rosa, branco e verde. No interior da cúpula é possível ver os belíssimos afrescos de Giorgio Vasari, enquanto do lado de fora você se impressiona com o tamanho da igreja.
ENDEREÇO: Piazza del Duomo| Florença.
Piazza Duomo
A principal praça de Milão é um importante centro comercial há mais de sete séculos. Lá você pode visitar a Catedral Duomo, com fachada em estilo gótico e impressionantes 157 metros de comprimento, 92 metros de largura e 108 metros de altura.
Palácio Real de Nápoles
Conhecido como Reggia di Caserta, o palácio foi residência da família real Bourbon de Nápoles e declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1997. Reza a lenda que o rei Carlos de Bourbon exigiu que o edifício competisse com o Palácio de Versailles (na França) em termos de grandiosidade e luxo.
ENDEREÇO: Via Douhet, 22
Castelo Valentino
O Castelo Valentino fica no segundo maior parque de Turim, o Parque Valentino, ao longo do Corso Massimo D’Azeglio. As origens do castelo em formato de ferradura datam do século 16. Hoje abriga a Faculdade de Arquitetura da Universidade Politécnica.
ENDEREÇO:Corso Massimo D’Azeglio|Turim
Centro histórico de Verona
No centro histórico da cidade imortalizada pelo romance de Romeu e Julieta você encontrará a imponente Arena, anfiteatro do ano 30 a.C. e o terceiro maior do mundo – ele está mais bem conservado do que o Coliseu, de Roma. Outros pontos turísticos de Verona são a Casa de Julieta e a Piazza dei Signori.
Fontana di Nettuno
Junto à praça de mesmo nome está a fonte com uma estátua em bronze de Netuno, obra do francês Jean Boulogne (mais tarde conhecido como Giambologna), em típico estilo barroco. Construída por volta de 1500, a Fontana di Nettuno é cartão postal e símbolo da cidade de Bologna.
ENDEREÇO: Piazza del Nettuno, 40124|Bolonha
ONDE FICAR NA ITÁLIA
São muitas as opções de hotéis na Itália, desde luxuosos até pequenas e charmosas pousadas. A dica é sempre optar por um hotel próximo dos locais que pretende visitar, facilitando a locomoção e garantindo uma viagem tranquila e divertida.
Hotel Verona
O hotel está localizado próximo a Santa Maria Maggiore, uma das mais importantes basílicas de Roma, a apenas 10 minutos do metrô e de pontos turísticos como o Coliseu, Fórum Romano e a Piazza Venezia. Oferece jardim, café da manhã no quarto e wi-fi gratuito em todas as dependências. Os quartos são equipados com minibar, TV por assinatura, telefone, cofre eletrônico e poltrona.
Hotel Floridia
Situado na área central de Roma, o hotel fica perto da Piazza della Repubblica, a 5 minutos de caminhada da Estação Roma Termini, com ligações diretas para os aeroportos de Fiumicino e Ciampino. Dispõe de café da manhã, recepção 24 horas, depósito de bagagem e aquecimento. Os quartos possuem TV LCD, ar condicionado, banheira ou ducha, secador de cabelo, produtos de higiene pessoal, telefone, frigobar e cofre.
Hotel Embassy
Este hotel de Florença está localizado no centro, a poucos passos da estação de trem Santa Maria, a 10 minutos da catedral e a 15 minutos da Ponte Vecchio. Apresenta bar, wi-fi, recepção 24h, serviço de bilheteria, concierge, lavanderia e business center. Os quartos são equipados com camas king size, ar-condicionado, cofre e TV por assinatura.
Hotel Ateneo
Localizado a 50 metros do Teatro La Fenice, em um edifício histórico de três andares com vista para um canal, o Hotel Ateneo fica a 100 metros da Praça de São Marcos. A parada de ônibus aquático mais próxima é Calle Valaresso/S.Marco. Os hóspedes podem aproveitar seu jardim, bar, wi-fi gratuito em todas as dependências, serviço de quarto e recepção 24h. Os quartos possuem ar-condicionado, TV por assinatura, telefone, minibar e cofre.
Hotel Napoli
Situado no centro de Nápoles, em uma construção do final de 1800, o luxuoso hotel fica a apenas 5 minutos a pé da estação central. Destaque para o restaurante no último andar, com bar e terraço. Apresenta ainda acesso wi-fi gratuito em todas as dependências, serviço de quarto, recepção 24h e business center. Os quartos contam com ar-condicionado, frigobar e TV por assinatura.
Hotel Albert
O Hotel Albert fica próximo da Estação Central de Milão, da Via Montenapoleone e a 4 paradas da Catedral de Milão. Oferece bar, café da manhã, wi-fi gratuita em todas as dependências, estacionamento gratuito, serviço de quarto, concierge, sala de TV e recepção 24h. Os quartos são equipados com ar-condicionado individual e TV por assinatura.
ONDE FICAR NA ITÁLIA
Ir às compras na Itália é o sonho de muitas pessoas que adoram moda. Em Milão estão as grifes mais conhecidas do mundo, assim como as lojas mais requintadas do país. Se você vai para Roma, visite a Via del Corso, onde encontrará diversos itens, como roupas, acessórios e produtos de beleza.
Quadrilátero D’Oro
Em Milão, as vias Montenapoleone, Manzoni, della Spiga e Sant’Andrea concentram as grifes mais desejadas do mundo, como Armani, Gucci, Prada, Dolce & Gabbana e Moschino.
Via del Corso
Extensa rua de compras de Roma onde o consumidor vai encontrar de tudo um pouco: roupas, acessórios, produtos de beleza e vários outros itens. Entre uma loja e outra é possível encontrar cafés e vielas com produtos mais baratos.
Via Toledo
Rua que concentra a maioria das grandes lojas em Nápoles, com preços mais baixos do que os praticados em Roma e Milão. Roupas, acessórios e livrarias são algumas das opções.
Veneza
As mais famosas ruas para fazer compras na cidade são dei Fabbri, da Merceria, de Verona, da Frezzeria, delle Ostreghe e a Calle Larga XXII Marzo. Entre os artigos mais comuns estão roupas, máscaras típicas do carnaval local e itens de vidro, muitas vezes fabricados na vizinha Murano.
Informações importantes
Idioma | O idioma oficial é o italiano, mas diversos dialetos ainda são falados pela população |
---|---|
Moeda | Euro |
Fuso horário | De 3 a 5 horas a mais que Brasília, dependendo do horário de verão de cada país |
Aeroporto mais próximo | Aeroporto Internacional de Roma – Fiumicino |
Voltagem | 220V | Tomada tipo L |
Peso da bagagem | Consulte sua companhia aérea |
Vacina | A Itália não exige Certificado Internacional de Vacinação |
Documentação | Passaporte válido por seis meses. A Itália não exige visto de entrada para brasileiros |
Embaixada | Piazza Navona, 14 | Roma | Telefone: 39 0668-3981 |
Comentários
Agnes Cucinota
Visitar a Itália foi um dos momentos mais incríveis da minha vida! Eu sempre sonhei em conhecer lugares como o Coliseu e a Fontana di Trevi em Roma, mas estar lá pessoalmente foi emocionante demais. Cada canto da cidade parecia contar uma história.
Depois, fui para Florença e fiquei encantada com as obras de arte e o Duomo, que é maravilhoso por dentro e por fora. Também passei um dia em Veneza e parecia que eu estava em um filme! Os passeios de gôndola e as ruas estreitas são uma experiência única.
Ah, e a comida… nem sei como descrever! As massas, as pizzas, os sorvetes, e claro, os vinhos, tudo era simplesmente delicioso. O povo é muito simpático, e a sensação de caminhar por lugares tão históricos foi incrível.
A Itália me deixou com vontade de voltar e conhecer ainda mais. É um lugar que todo mundo deveria visitar pelo menos uma vez na vida!
Renata Siqueira
Minha viagem para a Itália foi um sonho realizado! Comecei por Florença, uma cidade que parece uma obra de arte a céu aberto. Passear pelas ruas e visitar a Galeria Uffizi foi incrível, e ver o Duomo de perto foi uma emoção indescritível.
Roma foi a parada seguinte, e cada dia parecia uma viagem no tempo. O Coliseu é ainda mais impressionante do que nas fotos, e jogar uma moeda na Fontana di Trevi foi um momento mágico. O Vaticano também foi uma experiência única, com a Basílica de São Pedro e a Capela Sistina.
No entanto, tivemos um pequeno contratempo: perdi meu celular durante um passeio, e fiquei bem preocupada. Felizmente, pessoas super gentis me ajudaram, e consegui resolver tudo rapidamente. O resto da viagem correu tranquilo, e até isso virou uma história divertida para contar.
Para fechar com chave de ouro, em Veneza, andar de gôndola foi inesquecível. O pôr do sol nos canais foi um dos momentos mais bonitos que já vivi. Mal posso esperar para voltar e explorar ainda mais a Itália
Simone M. Senegati
Viajar para a Itália foi um sonho realizado! Assim que cheguei, já me apaixonei pela beleza do lugar. Comecei minha viagem por Roma, e só de andar pelas ruas já dava pra sentir toda a história que aquele lugar carrega. O Coliseu é impressionante, e a sensação de estar ali foi inesquecível.
Depois, fui para a Toscana, e que lugar maravilhoso! Os campos, as vinícolas e aquelas cidades pequenas, como Siena, são de tirar o fôlego. É tudo tão bonito que parece uma pintura. Também tive a chance de visitar Pisa e tirar a clássica foto segurando a Torre.
Em Veneza, me senti em um outro mundo! Andar pelos canais, visitar a Praça de São Marcos e até me perder nas ruas foi uma experiência incrível. Sem contar o pôr do sol, que é algo mágico.
A comida é um capítulo à parte: cada refeição parecia uma festa! Eu nunca comi uma pizza tão gostosa na vida e me viciei nos gelatos.
A Itália é um lugar que tem de tudo: cultura, paisagens, boa comida e um povo muito acolhedor. Já estou contando os dias para voltar!